terça-feira, 25 de agosto de 2009

Benefícios da semente de linhaça à saúde

A semente de linhaça, obtida a partir do linho, é originária da Ásia. É uma das mais antigas plantas cultivadas. Fonte de diversos fitoquímicos, entre eles o ácido alfa linolênico (w3) e lignanas, é também, boa fonte de proteínas, fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos de ação antioxidante.
Diferença entre as sementes de linhaça dourada X marrom: A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em países de climas frios. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça.
A linhaça é encontrada nas seguintes apresentações:
Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Depois de triturada deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias.
Farinha: obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras.
Óleo: rico em ômega 3 e 6, é extraído da prensa das sementes de linhaça. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos. Por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).
Cápsulas: fonte de ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração.
A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas, entre outras receitas.
Como consumir:
A linhaça pode ser adicionada na refeição que a pessoa preferir. Pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.
Fonte: Bruna Murta - Nutricionista da rede Mundo Verde

Nenhum comentário: