sábado, 11 de setembro de 2010

Benefícios da banana verde

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo o Brasil o seu maior consumidor e o segundo maior produtor. Temos então fácil acesso a esta fruta de elevado valor nutricional: rica em amido (energia), vitaminas e minerais.

A banana verde, quando cozida, é considerada um alimento funcional, já que contém grande quantidade de amido resistente, que é similar a uma fibra alimentar. O amido resistente não é digerido e, conseqüentemente, não é absorvido pelo organismo, sendo fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para o crescimento das bactérias “benéficas” do nosso intestino. Com isso, mantém-se a integridade da mucosa intestinal, permitindo uma correta absorção dos nutrientes e aumentando a barreira para a entrada de substâncias prejudiciais. Portanto, como a banana verde favorece o funcionamento intestinal, contribui para a prevenção e o controle de quadros de diarréia e constipação. Além disso, auxilia na prevenção de câncer de intestino.

Considerada ainda um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre de maneira gradativa, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para prevenção e controle do diabetes. Promove aumento da saciedade, contribuindo para aqueles indivíduos que desejam perder peso. Alguns estudos apontam que a ingestão de amido resistente contribui para a redução do colesterol sangüíneo, já que a produção deste pelo fígado diminui, bem como se eleva a sua eliminação através dos ácidos biliares. Com isso, por auxiliar no controle do colesterol, a banana verde parece atuar na prevenção de doenças cardiovasculares.

A partir da banana verde cozida podem-se originar subprodutos, como a biomassa e a farinha de banana verde, que podem ser utilizadas para preparo de pães, bolos e cookies. Podem ainda ser adicionadas a sucos de frutas, vitaminas e sopas.

Fonte: Natalia Lautherbach e Thais Souza - Nutricionistas da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: